The 3rd Birthday – PSP – Review
The 3rd Birthday – PSP – Review

O retorno de Parasite Eve!

 

Finalmente a Square-Enix trás o tão prometido retorno das aventuras de Aya Brea, heroína da série Parasite Eve, para a alegria de fãs e curiosos de plantão! Mesmo com um título tão estranho, The 3rd Birthday é mais que bem-vindo! E se você é um desses que nunca jogou nenhum game da série, a Square Enix preparou materiais opcionais para completar quaisquer lacunas de enredo que possam surgir.

O jogo trás uma mistura de RPG com ação em terceira pessoa, sendo ambientado em Manhattan, onde temos Aya retornando a uma Nova Iorque sofrida e bem danificada, como será possível ver uma incrível cena CG na abertura do jogo. Na medida em que o jogo iniciar, você descobre que a humanidade está num estado terrível e por isso Aya, agora sem memória alguma dos últimos acontecimentos, tem que viajar no tempo para evitar que o surto que deixou as pessoas assim se espalhe! Essa aterrorizante novidade é uma estranha ameaça genética! Uma estranha infestação na forma de bestas com tentáculos, conhecidas como “The Twisted” ameaça da humanidade! Porém, Aya, conta com um novo poder conhecido como Overdrive (que pode ser ativado ao apertar e segurar o botão triângulo, a qualquer momento), permitindo que ela possa teleportar e habitar qualquer corpo humano nas proximidades! Por alto, essa é a melhor mecânica de jogabilidade jamais vista num game da franquia! O Overdrive cria uma profundidade de estratégia muito interessante para um game de ação funcionando de forma lógica, simples e fantasticamente precisa.

Ao habitar um humano, você imediatamente ganha uma barra de energia vital, a daquele humano na verdade, armas e um lugar no campo de batalha. Isso significa que você poderá guiar suas contrapartes controladas por IA (Inteligência Artificial) em diferentes formações no cenário, criando pontos de estratégia, o que te ajudar a evitar que o inimigo possa te encurralar. O “Twisted” é inicialmente fácil de ser derrotado, mas depois de alguns capítulos no desenrolar do jogo, os céus ficam tomados por alvos espalhando nuvens tóxicas, monstros gigantes vindo rolando em sua direção por todas as partes, enfim, a personificação do seu pior pesadelo! Existem diversos tipos de adversários e nem todos são vulneráveis a balas. Assim, se você não pegar a prática de movimentação e se não praticar boas estratégias para cada tipo de inimigo, você sofrerá as consequências! Por isso é essencial se tornar um mestre do Overdrive.

Outra estratégia bem legal são as armas. Existem os mais diversos tipos, dentre revolveres, pistolas, sub-automáticas, mas isso não significa que você precisará sair comprando tudo que ver pelo caminho! Ao invés disso, você poderá incrementar as que já têm, aumentando o dano que causam, o tamanho do clip de balas, precisão, dano geral, enfim as mais variadas habilidades, o que será muito gratificante! Mas também é muito bom também guardar alguns pontos, pois a cada capítulo que passa você habilita novas armas para serem compradas, as quais já demonstram características turbinadas desde o início.

 

 

Aya também conta com “poderes mágicos”, graças à genética dela. Mas nem sempre você poderá contar com eles. Por isso, quando estiver no campo de batalha, será necessário estudar a situação para alcançar o melhor resultado possível. Ou seja, já deu pra perceber que aqui a estratégia e a ação sempre andam juntos. Para recompensar tanta estratégia no meio da sua ação o jogo conta com uma série de extras acessíveis na medida em que você progride. São briefings de missões, biografia dos personagens e uma série de outras novidades.

O problema é que muitos acham que o PSP não é a melhor plataforma para esse tipo de game, devido à velha deficiência de apenas um analógico. E ele não é o primeiro jogo, pois os mais talentosos produtores de games já trabalharam com ao PSP mas até hoje ninguém conseguiu resolver o problema. (Tanto que o próximo PSP terá dois analógicos). Graças a isso, The 3rd Birthday terá um sistema de auto-mira para que os jogadores possam trocar entre alvos. Esse sistema até que funciona bem, na maioria das batalhas, onde normalmente existem dois ou três alvos. Às vezes você terá alguns problemas para mirar em alvos que esteja atrás de você, mas nada muito gritante.

Agora se tem uma coisa da qual não há condição alguma de se falar mal é da apresentação! O jogo é simplesmente lindo! Isso mostra o porquê que a Square Enix sempre foi conhecida pelas melhoras cenas CGs e visuais, investimento claro nesse game de PSP! Você tem uma visão perfeita dos belíssimos cenários, graças a uma visão por cima do ombro de Aya. Esses cenários por sua vez contam com incríveis visões de áreas detalhadas, raramente vistas em um game para PSP. Até mesmo as batalhas contra chefes de fase são uma experiência de beleza à parte em The 3rd Birthday, onde a engine do jogo trabalha em perfeita harmonia com o belo cenário, inclusive nos momentos onde partes do cenário são destruídas.

O que não é tão belo assim é o trabalho de voz. Talvez por causa de problemas de tradução entre a versão japonesa e o inglês. O que é fato é que mais parece uma dublagem de novela, com um diálogo que às vezes parece ser objetivo demais, sem emoção. Mas o que se pode fazer, nada é perfeito não é?

No geral, The 3rd Birthday é um ótimo jogo! Isso é inegável! Tem profundidade, belos cenários, Aya Brea, boa mecânica de jogo, enfim, um prato cheio para todo o dono de PSP! Fã ou não, você tem que experimentar!

 

Plataforma: PSP
Data de Lançamento: 29/03/2011
Distribuída por: Square Enix
Desenvolvida por: HexaDrive
Gênero: Ação/Estratégia
ESRB Rating (censura): M (Mature, acima de 17 anos)
Nota: 9.0 / 10.0

Fonte de vídeo: YouTube

 
 
 
 
 
 
 
 



Total de visitas: 1588