Possivelmente o melhor game de futebol já feito!
E mais um ano se passa! Com ele mais jogos vem e vão e mais ansiosos ficamos para as novidades que o tempo nos trás. Fãs do esporte (seja virtual ou não), têm ainda mais motivos para ficar ansiosos, afinal a grande batalha entre os melhores games de futebol nunca tem fim! As franquias FIFA e Pro Evolution Soccer (Winning Eleven no Japão) sempre estão melhorando e fazendo de tudo para deixar seus games ainda mais incríveis. E com essa concorrência, quem ganha somos nós, jogadores!
Mas estamos aqui para falar do game que tem detido o título de melhor game de futebol a três anos consecutivos! Antigamente a linhagem PES dominada absoluta, até que a Electronic Arts remodelou totalmente a franquia FIFA, transformando o simples game de futebol em um simulador de futebol e, com isso, conquistando fãs do mundo inteiro. Esse ano a franquia nada mais fez do que trazer algumas atualizações para a fórmula que já estava mais do que incrível, porém isso não significa dizer que é o mesmo game do ano passado, com atualizações nas contratações dos times, muito pelo contrário, o trabalho feito com FIFA 11 não somente faz dele o melhor game da franquia FIFA que já existiu, como também, até o presente momento, o melhor game de futebol jamais feito!
Deixe-me resumir da seguinte forma: Se FIFA 10 mostrou todo o potencial que a série tem após seu reinício nessa nova geração, FIFA 11 mostra a melhor forma da franquia. O que realmente impressiona aqui é o esforço que o pessoal da EA teve aqui para alcançar tão incríveis melhoramentos. Se você tinha alguma dúvida dos motivos que transformaram FIFA na melhor franquia de games de futebol, essas dúvidas com certeza serão respondidas com FIFA 11.
Vamos à jogabilidade, que é o que interessa! Aqui os cruzamentos estão mais eficientes, seja um mais distante dando um toque no botão de cruzamentos ou um mais próximo, ao se apertar o mesmo botão duas vezes, sempre resultando em resultados espetaculares. Essa formula foi utilizada no FIFA World Cup, lançado no meio do ano, onde a diferença está no resultado, na forma com que o jogador que recebe o cruzamento reage, seja com voleios mais ousados ou com cabeçadas mais precisas.
Tudo isso também nos trás às variadas opções de ataque, onde as laterais estão mais abertas e os matadores terão que fazer muito mais do que simplesmente pingar a bola até encontrar uma brecha para marcar o gol. Entretanto, mais opções não necessariamente significam mais gols! Encontrar o fundo das redes agora é uma tarefa ainda mais complicada que antes, graças ao interessante e inovador sistema Pro Passing, que é o coração de FIFA 11.
Na verdade, isso já era parte da série antes, mas em FIFA 11 esse sistema foi forçado ao seu máximo, dando um efeito mais do que interessante ao jogo. Agora é muito mais interessante e fácil dizer onde você quer a bola, colocando mais ou menos força em seus passes, desde que você também não esqueça do posicionamento de seus jogadores, que é igualmente importante! Fazer uma tabelinha um-dois sem esperar que o jogador que iniciou a jogada se posicione é a mesma coisa que entregar o ouro ao oponente!
Esse novo sistema também prioriza os atributos individuais de cada jogador em campo, tornando tais atributos mais importantes que nunca! Esses fatos vão com certeza influenciar sua escolha de time pelos status dos jogadores na tela de seleção de times. Os jogadores estrela têm animações que simplesmente imitam suas contrapartes na vida real, onde você poderá ver a molecagem, rapidez e agilidade de Cristiano Ronaldo, a graça dos movimentos de Drogba ou os dribles que fazer de Messi uma atração à parte numa partida!
A chave para ter sucesso em FIFA 11 é conhecer seu time para focar nos seus pontos fortes, além de saber marcar as estrelas do time adversário. Sei que uma andorinha só não faz verão, mas é sempre melhor prevenir que remediar, não? Se você combinar todos esses elementos, você terá um futebol ainda mais interessante, onde você não só estará jogando, mas planejando quais seus próximos movimentos. O jogo acaba se tornando competitivo e elaborado, fazendo com que você comemore cada gol, pois ele precisará ser feito por você e não por comandos automatizados!
Apesar de ter me impressionado com esse novo sistema de passes, outras melhorias do jogo não ficam para trás! O visual teve seu upgrade, com texturas melhoradas, que dão mais semelhança entre os jogadores virtuais e seus inspiradores do mundo real. Agora a melhoria técnica que realmente impressiona é o som. O barulho das torcidas está simplesmente fantástico, mais real, mais apaixonado, e específico para cada região do mundo. Jogue com os times da nossa queria América do Sul e tenha como resultado muito samba e a barulheira característica, que são um show à parte! A narração em inglês continua muito boa, mas é uma pena que não haja a opção em português, como vimos em FIFA 09.
E as novidades não param por aí! A grande maioria das opções para single-player agora estão juntas em um único modo carreira. Será possível jogar o modo carreira como técnico, jogador ou até mesmo agente de jogadores! Os jogos são disputados, as janelas de negociação e ligas simulam o que acontece no mundo real. Mas ainda sim falta algo aqui que vemos ser muito mais animado em PES, com sua famosa Master League.
Ainda sim, a lista de modos não para por aí! O Virtual Pro retorna com algumas novidades, e a que mais chama atenção é o “be a goalkeeper”, do inglês, seja o goleiro! Isso mesmo, você agora terá motivos para parar de reclamar dos arqueiros que tanto tentam te salvar de gols adversários. Esse novo modo de FIFA 11 é tão fiel quanto qualquer outro, porém pode acabar sendo bem solitário, já que você é o goleiro e quanto mais longe os demais jogadores ficarem de você, melhor! Ou você prefere tomar um gol? A câmera afasta na medida em que o perigo também, para que você possa acompanhar o que está acontecendo no jogo enquanto suas redes não correm perigo. Tudo isso poderá ser bem bacana quando você for jogar on-line, onde agora, graças ao controle total do goleiro, é possível ter uma partida 11 x 11! Com isso, o mano-a-mano em partidas on-line fica muito mais interessante que o mais simples entre 2 jogadores.
Com isso FIFA 11 não chega a redefinir o gênero futebolístico, nem traz algo totalmente surpreendente ou inovador, mas ele refina algo que já era fantástico, dando um show em seus predecessores! Com FIFA 11 você terá mais 12 meses de futebol virtual de qualidade, seja on-line ou offline! A escolha é sua!
Plataforma: Playstation 3
Data de Lançamento: 28/09/2011
Distribuída por: Electronic Arts
Desenvolvida por: EA Canada
Gênero: Esporte
ESRB Rating (censura): Livre
Nota: 9.5 / 10.0
Fonte de vídeo: YouTube